Arquidiocese de Mariana

Santuário Nossa Senhora das Graças

O Santuário está localizado à Avenida Ari Soares Martins, s/n no Centro de Urucânia há 1 Km da Igreja Matriz.

O local é de fácil acesso, porém a colina onde está localizado é bastante íngreme.

Veículos em dias de festa devem usar o caminho que tem início logo após o Centro de Saúde da cidade (próximo ao Museu de Pe. Antônio).

Veja a infraestrutura de atendimento ao visitante e ao romeiro clicando aqui.

Imagem de Nossa Senhora das Graças

Foi uma doação da Dona Beatriz Monteiro de Carvalho, senhora da alta sociedade do Rio de Janeiro que, ao ser consolada pelos conselhos e bênçãos de Padre Antônio, após o sofrimento provocado pela morte prematura de seu filho, tornou-se uma grande benemérita de Padre Antônio e suas obras.

A imagem chegou à Urucânia em 1961, vinda do Rio de Janeiro e foi uma grande acontecimento na cidade.

Foi confeccionada pelo artista português Joaquim de Souza e Silva.

Túmulo do Pe. Antônio Ribeiro Pinto

Época: 1975.

Guarda os restos mortais de Padre Antônio.

Durante toda a sua história o Padre Antônio sempre trabalhou e arrecadou dinheiro para a realização do sonho de construir o Santuário.

Doze anos depois de sua morte, seus restos mortais foram transferidos do Cemitério de Urucânia para o Santuário de Nossa Senhora das Graças.

Mirante

Em 2002 inaugurou-se mais um monumento religioso, a imagem de Nossa Senhora das Graças, esculpida em pedra-sabão pelo artista Marcos Antônio Sales, de Cachoeira do Campo – MG, a pedido do enfermeiro Bernardino Alves Mayrink (Didino), que cuidou do Padre Antônio.

A imagem se encontra na parte superior do Santuário, onde com ajuda de fiéis e da Paróquia, foi iniciada a obra do “mirante” em Julho de 2007, tendo sido finalizada em Julho de 2008.O monumento foi abençoado pelo Padre Luiz Carlos dos Santos no dia 22 de Julho de 2008, data de morte do padre Antônio Pinto.

Capela do Cristo

Em 2008, mais um monumento foi inaugurado: a imagem do Cristo esculpida em pedra-sabão, pelo artista Marcos Antônio Sales, a pedido do enfermeiro Bernadino Alves Mayrink – Didino.

A imagem foi abençoada pelo Padre Luiz Carlos dos Santos no dia 22 de Julho de 2008.

A Capela está localizada na parte da frente e à esquerda do Santuário.

Caminho de Pe. Antônio

O Caminho de Pe. Antônio liga o Santuário ao Museu.

O acesso no Santuário está do lado direito.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso

A Matriz está localizada à Praça Leopoldino Januário Pereira, s/n no Centro de Urucânia, em frente à Prefeitura Municipal de Urucânia.

Construída em 1887 e canonicamente instituída em 11 de julho de 1895.

O edifício apresenta uma só nave com corredor central e bancos de madeira nas laterais. O coro está em um nível superior. Do lado oposto ao coro, na porção posterior da Igreja, está o altar principal.

Atrás do altar principal estão a sacristia e a capela do Santíssimo à direita.

Salão Paroquial Pe. Efraim Solano Rocha

O Salão Paroquial Padre Efraim Solano Rocha está localizado à Rua Sebastião de Castro Lima, 95 no Centro de Urucânia, no lado direito da Igreja Matriz, em frente à Casa Paroquial.

Ele foi construído na década de 60 pela direção do Padre Efraim Solano Rocha, com o objetivo de promover peças teatrais e cinema para a população.

Atualmente, a secretaria da Paróquia está instalada neste mesmo local.

Museu Pe. Antônio Ribeiro Pinto

O Museu está localizado à Rua Padre Antônio, 17 no Centro de Urucânia, ao lado da Casa dos Milagres, há 1 Km da Igreja Matriz.

O local é de fácil acesso, sem obstáculos, com pavimentação de paralelepípedo.

A visitação pode ser feita de Quarta a Domingo, no horário de 08:00hs as 16:30hs.

A entrada é gratuita. Grupos de visitantes devem respeitar o limite máximo de 40 pessoas por visitação.

Casa dos Milagres

A Casa dos Milagres está localizada ao lado do Museu do Padre Antônio Ribeiro Pinto.

A entrada é gratuita. Grupos de visitantes devem respeitar o limite máximo de 20 pessoas por visitação